Ônibus lotado, atenção redobrada!

IMG_4277

Hoje o Urbaianos vai abordar um tema que é bastante visto em qualquer ônibus de Salvador e em todo Brasil.

Como todo mundo sabe, todos os ônibus possuem uma plaqueta no interior do mesmo, indicando a capacidade de passageiros sentados, em pé e o total que é a soma de sentados e em pé.

Esse é um dos fatores que ajudam no equilíbrio do veículo e quando esse limite é ultrapassado, (o que é bastante comum em Salvador) o equilíbrio já não é mais o mesmo, pois além de estar levando mais passageiros que o recomendado, muitos deles ficam em pé nos degraus das portas por falta de espaço no restante do coletivo. Com isso a carroceria fica levemente inclinada para o lado direito ou em alguns casos, com a traseira mais baixa que a parte da frente do coletivo, pois na parte traseira viajam mais pessoas do que na frente quando o mesmo está superlotado.

Como ainda não há uma lei que obrigue os ônibus a andar apenas na capacidade máxima de passageiros indicado no interior do veículo em Salvador, cabe ao motorista ter atenção redobrada e andar numa velocidade mais baixa, especialmente em curvas, onde um ônibus lotado vai ter uma inclinação maior e se por um acaso essa curva for feita em uma velocidade acima do permitido, o risco de acidente aumenta bastante.

Com isso é necessário que as empresas realizem o alinhamento e balanceamento dos ônibus durante as revisões já que depois de um certo tempo a suspensão do veículo fica comprometida aumentando o risco de uma quebra ou acidente. Na empresa Joevanza, por exemplo, isso é realizado a cada 10.000Km rodados, como o próprio Urbaianos mostrou em uma das visitas da equipe a empresa.

Essa foi uma sugestão do internauta Danilo Cordeiro.
Tem alguma sugestão ou tema para ser abordado no Urbaianos?
Entre em contato conosco através do nosso e-mail: urbaianos@gmail.com ou pela nossa caixa de mensagens da página.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s