Barramar: História, trajetória da empresa que marcou o transporte urbanos de Salvador

photodownload.php

Há 20 anos atrás a prefeitura na necessidade de encontrar uma empresa para operar as linhas da então recém inaugurada Estação Pirajá em 1994, abriu um processo licitatório para a escolha da empresa operadora das linhas da segunda maior estação de ônibus da capital baiana. Entre as candidatas quem se sobressaiu foi a São Pedro, empresa pertencente ao grupo sergipano conhecido como Grupo Bomfim, saiu ganhadora da licitação.

IMG_0449

Anos depois em 1997, uma cisão da Viação São Pedro originou a empresa Viação Senhor do Bonfim que ganhou o nome fantasia Barramar. O nome foi escolhido para homenagear a praia favorita dos soterapolitanos (Barra) e o mar desta praia que é considerada uma das melhores do mundo.

IMG_2091

No ano de 2004 a São Pedro saiu de cena e a Barramar assumiu as linhas e veículos que operavam pela empresa, a tornando uma das maiores operadoras da cidade, com forte atuação na Estação Pirajá e operando linhas de quase todas as áreas da cidade.

IMPORTÂNCIA

A Barramar é responsável por mais de 120 veículos que operam pelas principais linhas da Estação Pirajá, transportando diariamente milhões de passageiros através de seus ônibus diferenciados. Em todos os cantos da cidade já foi possível andar nos ônibus da viação, do subúrbio ferroviário a orla a Barramar se fez presente.

As suas  principais linhas além das que partem da Estação Pirajá são: 1514 Conjunto Pirajá 1 / Engenho Velho da Federação, 1201 Tancredo Neves / Barra e  1431 Boca da Mata / Lapa, essas recebiam massivamente investimentos como renovação de frota integral.

Além de ser uma das empresas que mais transporta passageiros pela cidade, ela também é a empresa que mais inovou em sua frota. Afinal é a única empresa de Salvador a ter ônibus com chassi trucado (ônibus maiores com 6 rodas por 2 eixos, maior comprimento e mais espaço para levar passageiros), motorização Iveco CC17OE22, a primeira da cidade a ter ônibus com cambio automatizado (evita solavancos e desconforto aos passageiros) e já teve em sua frota veículos com motorização traseira e ar-condicionado.

EVOLUÇÃO DE SUA MARCA

Logo antigoO logotipo com os salientes riscos embaixo do nome Barramar e na lateral dos carros era uma referência as águas.

logo newEm 2011 a empresa resolveu mudar radicalmente a maneira de se identificar com o seu passageiro, para isto investiu numa nova identidade visual e em um novo logotipo. As referencias do logotipo antigo continuaram e ganharam o farol da Barra para formar o conjunto. O novo logotipo ainda convive com o primeiro criado na sua inauguração.

ENCERRAMENTO

Vários órgãos de imprensa tem divulgado informações sobre a saída da Barramar do sistema de transporte urbano em Salvador, que ocorre a semanas da Copa do Mundo no Brasil, quase um mês antes do resultado da licitação das linhas de ônibus na cidade ser divulgado e depois da turbulenta crise que assolou as empresas do grupo no seu estado de origem, Sergipe. A Barramar nesses 17 anos de operação, 20 se somarmos ao ano de chegada da São Pedro, se fez uma das empresas mais relevantes do sistema por levar passageiros das áreas mais carentes de transporte publico em Salvador e por inovar em pequenas atitudes, sai pela porta da frente. A partir do dia 01/06 a identidade da Estação Pirajá perde sem a Barramar.

Anúncios

16 comentários em “Barramar: História, trajetória da empresa que marcou o transporte urbanos de Salvador

  1. Na boa, eu me emocionei com essa dedicação a BARRAMAR, que virou rotina em minha vida tdos os dias vindo do curso na 1344, certamente toda a cidade sentirá a falta da empresa, que por muitos anos supriu as nossas necessidades no transporte público

  2. Fiquei muito triste com o fim da barramar acabou a estação Pirajá só me lembro dos primeiros urbanos da busscar motor Ford em 95 rodando 0810 cajazeiras A essa linha nem existe mais que saudade.

  3. Só lembrando que a Empresa São Pedro ( Barramar) entrou em operação ( via licitação pública a única realizada pela prefeitura nos últimos 50 anos) em substituição a extinta Ogunjá (que ja estava em processo de pré falência) que operava anteriormente a maioria e as principais linhas do Terminal Estação Pirajá.Após a cisão da S.Pedro gerando a Barramar as duas empresas ainda operaram juntas por alguns anos quando a marca S.Pedro foi desativada definitivamente.Ao que se comenta os herdeiros do grupo Bonfim não demonstram mais interesse em continuar nesse ramo.

  4. BOA NOITE, MEU NOME É JOÃO PAULO, TENHO 22 ANOS E NAQUELE DIA EU JÁ ESTAVA SABENDO DA FALÊNCIA DA VIAÇÃO SENHOR DO BONFIM NA INTERNET. É VERDADE QUE DEPOIS DA COPA AS EMPRESAS CAPITAL E TROPICAL VÃO FALIR OU PARAR DE RODAR NAS DIVERSAS LINHAS, É ISSO? A CAPITAL E A TROPICAL VÃO ESTAR NOS SEUS ÚLTIMOS DIAS NA OPERAÇÃO DEPOIS DA COPA, É VERDADE ISSO? JÁ ESTÁ NA HORA DAS EMPRESAS CAPITAL E TROPICAL SEREM EXTINTAS. TOMARA QUE AS 15 EMPRESAS QUE JÁ ESTÃO RODANDO NO LUGAR DA VIAÇÃO SENHOR DO BONFIM TAMBÉM RODEM NO LUGAR DAS EMPRESAS CAPITAL E TROPICAL, DEPOIS DA COPA. O PREFEITO ACM NETO, DEPOIS DA COPA VAI DIZER: AS EMPRESAS CAPITAL E TROPICAL VÃO PARAR DE RODAR E VÃO FALIR. ABRAÇOS. JOÃO PAULO SANTOS BATISTA.

  5. FUI MOTORISTA DA BARRAMAR ATÉ HOJE MINHA FICHA NÃO CAIU VESTIA A CAMISA DA BARRAMAR COM AMOR POIS SEMPRE AMEI O QUE FAÇO E COM A BARRAMAR ENTÃO FICAVA FÁCIL A BARRAMAR FOI ENBORA FOI A MESMA COISA DE PERDER UM ANTE QUERIDO DA FAMÍLIA ELA NÃO ACABOU ESTAR E FICARA EM NOSSOS CORAÇÕES POR MUITO MUITO TEMPO QUANDO VI ESSA MATÉRIA ME EMOCIONEI :+(

  6. Jõao Paulo, não entendi sua revolta pela Capital. Pelo q sei, ela tem mais de 30 anos de vida. “Itapoan, ITT, Ilha Tropical, Tropical” e tem muita história(+ que eu não sei), ela comprou lindos caio motor Volvo inédito dela. Agora sobre falência desta, será outra perda lastimável se for verdade.

    Voltando a Barramar, lembro q no início ela tinha um sonfona e o número era 9592(São Pedro) se não me engano e rodava na linha 1313. Busscar e Caio Vitória ambas motor Ford eram muito bonitos na linha 1514. Fiquei muito triste com esse encerramento de operação e fiquei sabendo por uma amiga, saí de casa e fui verificar na rua, infelizmente foi verdade, quando vi a Boa Viagem na linha Est.Pirajá/Bonfim, fiquei triste. Não entendi o porq trocaram todos os códigos pois isso nunca aconteceu com extinções de outras! Uma grande perda que vai deixar saudades como a extinta Ogunja motor Scania.

    Barramar, obrigado por esses 20 anos.

  7. 30 ANOS DE VIDA, POR QUÊ, ANTONIO BA. A CAPITAL SÓ TEM SUCATA E SÓ COLOCA ÔNIBUS VELHOS DE MAIS DE 10 ANOS DE USO SÓ PARA COLOCÁ-LOS EM DIVERSOS BAIRROS E AQUI NO VALE DAS PEDRINHAS, NÃO COLOCA OS NOVOS. SE A CAPITAL E A TROPICAL SEREM EXTINTAS, EU FICO FELIZ. EU SÓ ESPERO QUE A CAPITAL E A TROPICAL SEJAM APREENDIDAS E QUE VÃO LEVAR UMA BAITA MULTA E QUE SEJAM REPROVADAS PELO PROCON.

  8. É VERDADE QUE AS 15 EMPRESAS DE SALVADOR VÃO DESPACHAR OS CARROS QUE JÁ FORAM REATIVADOS PARA ASSUMIREM AS LINHAS EMPRESA VIAÇÃO SENHOR DO BONFIM VÃO DESATIVAR OS CARROS QUE FORAM REATIVADOS, É ISSO? QUE DIA VAI CHEGAR UMA NOVA EMPRESA QUE FICARÁ NO LUGAR DA VIAÇÃO SENHOR DO BONFIM? DEPOIS DA COPA, É ISSO? ABRAÇOS. JOÃO PAULO SANTOS BATISTA.

  9. E lamentavel uma empresa do porte da barramar ser desativada quem perde são os passageiros e principalmente seus funcionarios.

  10. Natanael machado 0707 2014 fico muito triste pois com todos os defeito ela era um,a referencia a nossa cidade empresa boa de trabalhar não tenho palavras

  11. verdade companheiro a barramar deixou mta saudade e nunca vou esquecer dessa empresa maravilhosa q mim abriu as portas e vestir a camisa com muito amor e dedicaçao
    foram oito anos de mtas alegrias

  12. parabens velho lauro missao cumprida deus te ilumine meu velho guerreiro tu merece melhores herdeiros vc e o grande mentor e criador do grupo bomfim o senhor merece respeito eu te admiro por uma historia muito bonita deus te ilumine guerreiro

  13. Oi sou George Sales,fui um membro dessa familia chamada Barramar eu e muitos que nessa empresa teve a oportunidade de hoje ser um motorista profissional devido a sua escolinha de formacao de motorista que acredito eu que nao existira outra escolinha nesse padrao Barramar. Eu agradeço a oportunidade de nela ter passado quase cinco anos e eu desejo ao criador desse grupo muita sorte. Que Deus os abençoe salvador ate hoje lamenta a falta deste grupo.

  14. Além de todo o relato quero acrescentar que a Barramar foi a única empresa que oferecia ônibus com Wi-Fi grátis e rastreamento em tempo real possibilitando os passageiros saber exatamente a hora que o ônibus ia passar no seu ponto, e tudo isso disponível no seu celular, foi uma empresa que realmente respirava seu clientes e funcionários, deixou uma lacuna que já mais será fechada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s