Conheçam os consórcios que irão operar as linhas de ônibus em Salvador

Depois de mais de 1 ano de discussões e audiências o resultado do processo de licitação das linhas urbanas de Salvador foi divulgado hoje pela prefeitura de Salvador através do Diário Oficial. Nele vem a conhecimento do cidadão de Salvador o nome dos consórcios e empresas que participam de cada um deles. O contrato terá duração de 25 anos.

 

CONSÓRCIO PLATAFORMA:

CPO Consórcio Plataforma é formada por empresas do Grupo Evangelista e são elas Axé Transportes Urbanos, Empresa de Transportes Joevanza, Boa Viagem Transportes e Praia Grande Transportes. Apesar de pertencerem ao mesmo grupo familiar são empresas com administrações distintas sendo assim cada uma tem uma característica.

As empresas Axé, Boa Viagem e Praia Grande já se encontram na área com forte atuação na área do Subúrbio Ferroviário, Pirajá e São Caetano. A Joevanza depois de muitos anos de tradição operando linhas na região do Cabula mudará agora sua área de operação para a área A.

CONSÓRCIO JAGUARIBE

CJO consórcio Jaguaribe é formado pelas empresas Coletivos São Cristóvão, Modelo Transportes, Triunfo Transportes, Transportes Sol (Transol), Empresa de Transportes União, Expresso Vitória, RD e Unibus Bahia. É o único consórcio a apresentar novas empresas.

CONSÓRCIO SALVADOR NORTE

CSN

O consorcio Salvador Norte é formado pelas empresas decedentes da Vibemsa como a Verdemar, BTU, Rio Verde (Rio Vermelho), ODM (Central/Ondina). Essas empresas tem forte atuação na região da Orla Atlântica e Centro de Salvador desde os tempos da empresa mãe Vibemsa. Nos anos 2000 as empresas passaram a operar linhas do miolo da cidade com a saída da Transportes Lapa em 2004 e após a homologação da licitação voltará a se fincar exclusivamente na área de sua origem.

 

ALGUMAS DAS EMPRESAS QUE SE MATEM NO SISTEMA COM A LICITAÇÃO:

O QUE MUDA PARA O PASSAGEIRO?

 

REORGANIZAÇÃO DAS LINHAS

A Transalvador promete com a implantação dos novos consórcios o redesenho das linhas que tem roteiros grandes ou que demoram demais para chegar ao seu destino. Estudos estão sendo feitos pelo órgão e em breve as primeiras mudanças deverão entrar em funcionamento.

BILHETE ÚNICO POR 3 HORAS

O benefício que já é utilizado por milhões de soterapolitanos e que pode ser utilizado em um intervalo de 2 horas poderá ser utilizado a partir das novas ações implementadas em 3 horas.

INFORMAÇÃO NA TELA DO CELULAR

O edital prevê que um serviço de SMS seja implantado para ajudar o usuário a saber quanto tempo falta que seu ônibus ainda demorará para chegar no seu ponto. O serviço deverá ser disponibilizado pela internet e através de painés nos terminais.

MONITORAMENTO POR GPS

Está prevista a adoção do sistema de monitoramento da frota, feito em tempo real pelo GPS. O rastreamento será feito por câmeras e uma moderna tecnologia embarcada, permitindo que haja acompanhamento pelo Centro de Controle de Operações da Prefeitura (CCO) e dos concessionários.

EMBARQUE PELA DIANTEIRA

O novo modelo a ser implantado em Salvador prevê a mudança do embarque que deixará de ocorrer pela traseira e passará a ocorrer através da porta dianteira.

ITINERÁRIOS ELETRÔNICOS

As antigas tabuletas de pvc ou alumínio onde hoje são descritos os roteiros e códigos das linhas serão substituídos por itinerários eletrônicos na lateral, traseira e auxilar na dianteira. As informações além de ficarem sempre atualizadas facilitará o remanejo dos carros entre as linhas.

A Expresso Vitória, empresa pertencente ao consorcio Jaguaribe é uma das primeiras empresas a receber novos ônibus preparados para o padrão que será colocado em prática com o inicio da operação dos novos consórcios.
A Expresso Vitória, empresa pertencente ao consorcio Jaguaribe é uma das primeiras empresas a receber novos ônibus preparados para o padrão que será colocado em prática com o inicio da operação dos novos consórcios.
Anúncios

Um comentário em “Conheçam os consórcios que irão operar as linhas de ônibus em Salvador

  1. A Prefeitura deveria criar um programa educativo de conscientização da população quanto ao uso das poltronas reservadas aos idosos e deficientes e também capacitações para os motoristas onde fosse abordado o perigo do uso de celulares e fones de ouvido e agora o uso do Whatsapp, pois estes profissionais estão brincando com suas vidas e de dezenas de passageiros. Já liguei para diversos lugares para reclamar sobre o uso de celular pelo motorista, mas infelizmente, não consegui registrar a minha queixa, no mínimo estão esperando que um acidente aconteça (além dos que já acontecerão por maus súbitos-Motorola, Nokia, LG,entre outras marcas), para que providências sejam tomadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s