Viver na Ribeira

Ribeira no UrbaianosBastante famoso por conta da Sorveteria da Ribeira, o bairro da Ribeira é localizado na Península de Itapagipe, Cidade Baixa de Salvador e tem pouco mais de 19 mil habitantes. A Ribeira também é um bairro conhecido por ser um dos poucos da cidade em que os moradores conservam o hábito de colocar cadeiras nas portas das casas, no finalzinho da tarde, e de sentar para apreciar a paisagem.
 
PRINCIPAIS PONTOS DE ATRAÇÃO DA RIBEIRA
 
 
– Praia da Penha:
Mar da Ribeira
 
Situa-se em frente à igreja de Nossa Senhora da Penha, a famosa praia conta com várias barracas, equipamentos para ginástica e uma quadra esportiva.
 
 
– Largo da Ribeira:
Terminal Pesqueiro da Ribeira
Alem de ser também conhecido como Largo da Penha, é o centro do bairro da Ribeira. Formado pela junção de duas praças (Praça General Osório e a Praça General Justos), o Largo está localizado no final da Avenida Porto dos Tainheiros, entre a avenida e a Ponta da Penha. O Largo atrai muitos visitantes e moradores que buscam o local para apreciar as delícias da famosa Sorveteria da Ribeira, jogar dominó com os amigos ou simplesmente apreciar a paisagem bucólica da península. O tradicional Clube de Regatas Itapagipe desponta imponente no centro do Largo, próximo ao único teatro do bairro, o Espaço Cultural Cena Um. No lado oposto, junto à Ponta da Penha, a Marina da Penha é opção para festas e shows. Também é lá que encontramos o fim de linha da Ribeira.
 
 
– Largo da Madragoa:
largo da madragoa
Largo da Madragoa surgiu com o aterro de uma área de manguezal para a instalação de um circo. No local havia um matagal que os moradores tinham o costume de queimar, construindo uma fogueira no centro. A praça foi inaugurada em 27 de dezembro de 1903, pelo administrador do município, José Eduardo Freire de Carvalho Filho. Contava então com um jardim com árvores, um coreto e um gradil para evitar a depredação da área verde. Ao redor do Largo da Madragoa havia a tradicional Farmácia Britto, de propriedade do senhor Secundino Britto, que era administrador da praça. Uma tradicional e numerosa família, a do Dr. Dórea, abria as portas do seu casarão às famílias conhecidas para a comemoração dos gritos de carnaval e bailes à fantasia. A família Pereira era a dona da Casa Ande, de materiais esportivos, no local onde hoje é o Ribeira Shopping. Na época do Natal, festas eram organizadas pelo locutor Pacheco Filho, que morava em frente ao Largo.
 
 
– Sorveteria da Ribeira:
Sorveteria da Ribeira
A Sorveteria da Ribeira foi inaugurada em 1931 pelo italiano Mário Tosta. Ele fabricava e vendia pizza, e vendia também sorvetes, um dos primeiros estabelecimentos do ramo na Península. Em 1964, o atual dono, o espanhol José Lorenzo Hermida, veio para o Brasil procurar trabalho e encontrou na sorveteria. Anos depois, ele a comprou e o antigo dono foi para o Rio de Janeiro, onde montou uma fábrica de macarrão, seguindo a tradição, de fazer massas, de sua família italiana. Mário Tosta passou todos seus conhecimentos sobre os sorvetes para o Sr. José Hermida. As frutas usadas na fabricação artesanal do sorvete são compradas na feira de São Joaquim na mão de um mesmo fornecedor há mais de 30 anos e a casquinha é comprada há 10 anos na mão de Rosângela Oliveira. A sorveteria, além de ser considerado um Ponto Turístico de Salvador, encontra-se em uma localização privilegiada da Ribeira.
 
CURIOSIDADE
 
No bairro também já existiu um hidroporto por iniciativa de americanos, que moravam em Salvador. A missão era servir como base para aviões que faziam patrulhamento da costa baiana. O então presidente Getúlio Vargas desembarcou no Hidroporto da Ribeira em 1939, em comemoração à descoberta do primeiro poço de petróleo do Brasil, no bairro do Lobato.
 
TRANSPORTE
Transporte na Ribeira
O Bairro é bem servido de linhas ônibus com opções de roteiros para a maior parte dos cantos da cidade e da região metropolitana. São linhas operadas pelas empresas ODM Transportes (metropolitana), São Cristóvão, Modelo, Capital, Axé, Boa Viagem, Praia Grande, Rio Vermelho, Ondina, União, Verdemar, BTU, Expresso Vitória e Joevanza que levam moradores do bairros a corredores como o Subúbio Ferroviário, São Caetano / Campinas de Pirajá, Paralela, Cabula, Dique do Tororó, Iguatemi, Bonocô, BR324 e Liberdade para citar alguns.
LINHAS RIBEIRA
 
Reportagem de Léo Queiroz, edição de Gênesis Freitas e informações do Ibahia e Prefeitura de Salvador
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s