De ITT para Capital, 60 anos de história

Uma das empresas mais faladas da cidade, a Capital Transportes Urbanos é fruto de uma história de empreendedorismo de mais de 60 anos atrás. Mesmo com inúmeros problemas críticos a empresa marcou durante décadas o sistema de transporte público de Salvador e é sobre essa trajetória que falaremos hoje.

 

AUTO VIÁRIA FERREIRA

Criada em 1954, a Autoviária Ferreira, empresa pertencente ao senhor Marçal Ferreira, iniciou suas operações com apenas um antigo ônibus que vivia dando problemas mecânicos. O conserto do seu primeiro ônibus era realizado com a compra de novas peças financiadas com dinheiro de empréstimos. A primeira linha operada pela Autoviária Ferreira partia da Ribeira com direção a Praça Cairu, em um tempo onde não havia pavimentação asfaltica e onde os bondes transportavam a maior parte da população de Salvador.

 

ITT – ITAPOAN TRANSPORTES TRIUNFO

Capitulo 1

Em 1963 a Autoviária Ferreira evoluiu, cresceu e se tornou ITT – ITAPOAN TRANSPORTES E TURISMO que pouco depois se tornou ITAPOAN TRANSPORTES TRIUNFO concentrando suas operações na região dos bairros do São Caetano e Cajazeiras.

 

ILHA TROPICAL TRANSPORTES

Capitulo 2

Em 1998 é criada a Ilha Tropical Transportes, em substituição da Itapoan Transportes Triunfo. A empresa herdou muitas coisas de sua antecessora e o seu maior destaque era o layout com tons de azul escuro e claro. Investimentos em renovação de frota foram realizados na época substituindo muitos ônibus antigos.

 

CAPITAL TRANSPORTES URBANOS

Capítulo 3

Em 2002 nasceu a Capital Transportes Urbanos, inicialmente com 22 ônibus novos mais 8 ônibus oriundos da Ilha Tropical a empresa cresceu muito no decorrer do ano de 2002, quando absorveu a maioria das linhas que eram operadas pela Ilha Tropical. O maior destaque inicial da empresa era seu layout que se destacava no horizonte pelos tons de azul que eram utilizados. Logo no seu inicio operou especialmente as linhas dos bairros de Cajazeira 11 e Boca da Mata.

 

FECHAMENTO DA MONTE SERRAT

IMG_2869

 

Em 2004 com o fechamento da empresa Monte Serrat, a empresa Capital assumui algumas importantes linhas da região da Ribeira. Foi um tempo em que a empresa cresceu bastante.

 

CRESCIMENTO DA CAPITAL

 

Enquanto a Capital aumentava sua área de operação a Ilha Tropical só fez diminuir, em 2004 a empresa chegou a operar somente 4 linhas, duas no bairro de São Caetano, uma na Fazenda Grande do Retiro e uma em Dom Avelar. Até então desde que foi criada a Capital a Ilha Tropical não recebia investimentos em sua frota.

 

ECONOMIA NO LAYOUT

 

antes e depois

Quando criada o layout da empresa Capital seguia uma linha inovadora com sobreposição de tons de azul claro e um pouco mais escuros mas que logo gradativamente foi trocada pelo branco com a permanência de somente o logotipo e a cor azul claro nos detalhes da carroceria e para-choques. Esse layout só foi aplicado aos primeiros 22 ônibus novos da empresa, os que foram absorvidos da Capital e inclusive esses foram perdendo as cores. A branquidão foi extendida a Ilha Tropical que perdeu sua imponente pintura em 2004.

 

INVESTIMENTOS NA ILHA TROPICAL

 

Capítulo 4

Em junho de 2008, os usuários da Ilha Tropical Transportes, se surpreendem com a renovação de frota que a empresa realizou trazendo 6 novos ônibus com carroceria Comil e ostentando um layout novo simplificando seu nome para apenas Tropical. Inicialmente todos os 6 ônibus novos operaram as duas linhas da empresa no bairro do São Caetano mas logo 1 desses novos ônibus foi remanejado para o bairro de Dom Avelar. A Capital tambem trouxe grande lote de novos ônibus com a mesma configuração dos que foram entregues para a Ilha Tropical.

 

Em 2009 ocorreu a ultima renovação de frota realizada na Ilha Tropical Transportes, dessa vez, foram 8 ônibus todos adaptados para deficientes físicos. No mesmo período a Capital trouxe 4 ônibus e no ano seguinte mais 6.

 

ULTIMA RENOVAÇÃO DE FROTA REALIZADA NA CAPITAL

 

Capítulo 5

 

Em 2013 a Capital Transportes Urbanos realizou sua ultima renovação de frota, trazendo ônibus com chassi Volvo. A maioria foi escalado para as linhas dos bairros de Boca da Mata, Cajazeira 11, Ribeira, Saboeiro e Fazenda Grande do Retiro.

 

ENCERRAMENTO DAS OPERAÇÕES DA ILHA TROPICAL

 

Capitulo 6

 

Em 2013 a Ilha Tropical Transportes perde mais uma linha para a Capital, desta vez foi 0337 São Caetano / Lapa. Operada por 6 ônibus a linha sofria com atrasos, frota antiga e com má conservação. Os ônibus mais novos da linha foram remanejados para as linhas 0336 Engenho Velho da Federação e 0317 Fazenda Grande / Pernambués. Alguns outros veículos foram retidos por problemas burocráticos.

 

A empresa Ilha Tropical Transportes encerrou suas operações no mês de agosto deste ano passando todas suas linhas e frota para a Capital Transportes Urbanos.

 

PROBLEMAS OPERACIONAIS

 

Os usuários das empresas Capital e Ilha Tropical sempre tiveram muita facilidade em detectar falhas nos serviços das empresas seja na conservação mecânica ou no despreparo de alguns motoristas ou na escalação equivocada de ônibus curtos em linhas de alta demanda ou no descumprimento de horários em algumas linhas. É quase uma unanimidade entre os usuários da empresa as críticas aos serviços delas.

 

LICITAÇÃO

 

Nesse ano de 2014, a prefeitura de Salvador realizou a primeira grande licitação para definir consórcios e empresas que operarão o sistema de transporte coletivo da cidade. Nem a empresa Capital nem a empresa Ilha Tropical entraram em algum dos consórcios montados para concorrerem as bacias do sistema e são fortes os indícios que a história iniciada a 60 anos atrás venham chegar ao fim.

 

A FROTA

 

Diversificada e fiel as linhas Caio e Mercedes-Benz são características da frota das empresas do grupo. Um pouco sobre a frota das empresas nas galerias especiais:

 

ITAPOAN TRANSPORTES TURISMO / ITAPOAN TRANSPORTES TRIUNFO (ITT)

ILHA TROPICAL TRANSPORTES

CAPITAL TRANSPORTES URBANOS

 

REPORTAGEM: GÊNESIS FREITAS baseado no livro De cá para lá em Salvador de Jaciara Santos e em arquivos da Transalvador

FOTOS: ÉRICO DANTAS, TRANSALVADOR, RODRIGO VIEIRA, CHRISTIAN GABRIEL e LÉO QUEIROZ

Anúncios

3 comentários em “De ITT para Capital, 60 anos de história

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s