Parabéns Salvador, 466 anos de fundação

IMG_1392Comemora-se hoje 466 anos de fundação da cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos, a atual capital do estado da Bahia, Salvador. Thomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, foi responsável pela implantação da primeira metrópole portuguesa nas americas, e Salvador se tornou importante ponto de chegada de navios negreiros que traziam escravos da África, ajudando a formar a diversidade histórico-cultural de nossa cidade.

De lá para cá, Salvador pelas mudanças sócio políticas passadas pelo Brasil, deixou de ser a capital do país mas continua exercendo importante função cultural, política e social na nação. A Bahia, sobretudo Salvador, é fortemente conhecida no país pela sua grande diversidade cultural, por ser o berço dos mais populares artistas nos mais diversos segmentos, por suas belezas naturais e pelos marcantes pontos turísticos espalhados nos cantos da cidade que ajudam a contar também a história do Brasil.

TRANSPORTE PÚBLICO

Praça da SéDo sistema de bondes ao atual Metrô Lapa / Retiro, o sistema de transporte público de Salvador, se desenvolveu de maneira lenta com altos e baixos. Depois de um hiato de décadas os governos federal, estadual e municipal passam a agora investir em modais e soluções que ajudem a diminuir o impacto do crescimento desordenado de Salvador, ocasionou na mobilidade urbana da cidade. Os governos federal e estadual tem investido nas obras do Metrô, na extensão da linha 1 até Cajazeiras e a construção da linha 2 até Lauro de Freitas, na implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) para substituir o trem do subúrbio ferroviário de Salvador, e na construção das chamadas linha vermelha e azul que conectarão importantes lados da cidade. A prefeitura de Salvador redesenha o sistema de transporte coletivo urbano por ônibus depois da licitação que definiu Salvador Norte, Ótima e Plataforma como operadoras do sistema e a construção da linha de ônibus rápido (BRT) entre a Estação da Lapa e a Ligação Iguatemi-Paralela.

 

NOSSA HOMENAGEM

Para demonstrar nosso amor a nossa cidade, o Urbaianos preparou uma galeria especial de fotos onde o transporte público se encontra com os contrastes e belezas da cidade:

Anúncios

Um comentário em “Parabéns Salvador, 466 anos de fundação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s