Com um Sistema Integrado de Transportes constituído de terminais de integração, a cidade de Feira de Santana sofreu durante alguns anos com serviços prestados pelas antigas viações, a 18 de Setembro e a Princesinha. Os contratos com as concessionárias se findaram e uma licitação precisou ser realizada para manter ou escolher as novas empresas operadoras do sistema. Neste processo entrou a Auto Viação São João e a Transportes Rosa, ambas com anos de atuação no estado de São Paulo. O Urbaianos conta o desenrolar dessa história.

Viação Princesinha e 18 de Setembro

Ambas as viações pertencentes ao Grupo Vale do Sol, operaram o SIT de Feira de Santana até agosto de 2015. As empresas se caracterizavam pela diversificada frota, constituída por coletivos oriundos de outras empresas do grupo e coletivos novos comprados pontualmente de acordo com a política de renovação de frota do município. Porém problemas internos fizeram com que as empresas prestassem um serviço muito criticado pelos moradores da Princesa do Sertão. A licitação iminentemente soprava contra as viações.

Da licitação a frota emergencial

As empresas operadoras até então, não conseguiram renovar seus contratos e processos contra a licitação foram abertos. Houve várias tentativas de não validar o contrato das vencedoras que foram em vão. A Princesinha e 18 de Setembro vinham absorvendo ônibus que operaram pelas empresas Barramar de Salvador, São Cristóvão/VCA de Aracaju decidiu paralisar suas atividades por não ter combustível para abastecer seus coletivos.

Frota Emergencial

Ha 11 dias do fim de seus contratos as empresas Princesinha e 18 de Setembro, paralisaram suas atividades, fazendo com que a segunda maior cidade do estado da Bahia ficasse dias sem transporte coletivo. O que obrigou a prefeitura de Feira de Santana a liberar os taxis, para que fizessem os populares “Ligeirinhos” e as vans do transporte complementar deixassem de alimentar os terminais e deslocassem para fazer as linhas Bairros/Centro, numa tentativa do poder público de minimizar o impacto da falta dos ônibus nas ruas. Junto as medidas a Prefeitura acionou as duas empresa vencedoras da licitação (Rosa Transportes e São João do Votorantim) a operar de forma emergencial por aproximadamente cinco meses. A Rosa Transportes trouxe da sua própria frota carros das cidades de Tatuí, Sorocaba e Itapetininga todas em São Paulo, completando a sua frota emergencial para a cidade com carros alugados na Sambaíba Transportes, a São João locou toda sua frota emergêncial trazendo carros da Sambaíba Transportes e VIP – Unidade M´Boi Mirim de São Paulo e da Transol e Axé Transportes de Salvador.

Um Novo Tempo

Sexta feira, 15 de janeiro de 2016 vai ficar marcado na história do transporte coletivo de Feira de Santana. Essa data marca o início de operação dos 272 veículos 0km, pertencente as empresas vencedoras da licitação. O BRT se encontra em construção, com conclusão prevista para início de 2017, ambos a ser explorados pela Rosa Transportes e São João. A data torna-se um marco para a cidade pois insere nas ruas 100% dos veículos 0km. A nova frota traz junto algumas mudanças, uma delas é a saída das vans alimentadoras, sendo substituídas por micros e Midis.

Nova Frota

Os novos veículos são equipados com elevador para deficientes físicos, itinerário eletrônico principal e auxiliar na dianteira, poltronas com almofadas e ventilação forçada. Todos receberam carrocerias da Caio Induscar como Apache Vip 4 (convencional, midi e alongado) e Foz (micro-ônibus) com os chassi Mercedes Benz OF1519 (midi), Volksbus 9-160 OD (micro), Mercedes-Benz OF1721 Bluetec5 (convencional e alongado) e Volksbus 17-230 OD (convencional e alongado).

Reportagem: Eleilton Oliveira

Finalização e Edição: Gênesis Freitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s