Falta de conforto, manutenção, limpeza, acessibilidade e cordialidade de motoristas e cobradores. Sobram críticas para os serviços prestados pelas empresas de ônibus da região metropolitana de Salvador. Os empresários tem segurado investimentos no setor a alguns anos, enquanto o governo do estado organiza uma racionalização das linhas metropolitanas. A intenção do estado é diminuir o número de coletivos originários das cidades da RMS dentro das ruas de Salvador, os delimitando até determinadas estações de metrô.

Enquanto as mudanças não ocorrem, quem acessa as 13 cidades da região metropolitana pelos serviços prestados por 9 empresas de ônibus têm tido motivos de sobra para reclamar. “Os ônibus simplesmente não param nos pontos, além de serem muito antiquados”, reclamou Genivaldo Rios, morador de Lauro de Freitas.

Em nossa página no Facebook, um dos usuários dos serviços da empresa BTM, Diego Rafael enfatiza que além da frota antiga um dos maiores problemas da empresa é a falta de compromisso dos seus funcionários: “Os funcionários dessa empresa, pelo menos da linha Kartodromo X Terminal da França, fazem o que querem. Mudam o itinerário, põem a bandeira garagem para não pegar passageiros até um determinado ponto do percurso, inventam problema nos carros para colocarem o carro na garagem (os que largam na garagem ou quando o muda não está no ponto de troca), enfatizou.

O Urbaianos fez um levantamento da frota utilizada e constatou uma idade média de 5,1 anos. Veja o que é possível se encontrar operando nas rotas metropolitanas.

Empresa de Transportes Costa Verde

Inaugurada no final da década de 90, a Empresa de Transportes Costa Verde é responsável por importantes conexões entre bairros localizados na cidade de Lauro de Freitas e o centro de Salvador. Com aproximadamente 130 veículos em operação, fazem cerca de 7 anos que a frota da Costa Verde não recebe carros novos. Recentemente a empresa recebeu alguns ônibus oriundos da Empresa de Transportes União.

Transportes Dois de Julho

A Transportes Dois de Julho não atualiza sua frota a pelo menos 5 anos, quando em 2012 foram adquiridos 20 ônibus. A empresa inaugurada em meados dos anos 2000, nos últimos anos só recebeu veículos usados oriundos da Expresso Vitória Bahia.

BTM – Bahia Transportes Metropolitanos

Fusão das empresas Rio Verde (Via Nova), BTU e ODM Transportes, a BTM chegou em 2014 levando a região metropolitana o mesmo padrão aplicado aos veículos da CSN Transportes (Concessionária Salvador Norte). Desde então o trabalho que tem sido realizado é de reforma e reaproveitamento da frota das empresas originárias da viação. Os veículos mais novos da empresa datam do ano de 2011.

Expresso Metropolitano

Empresa metropolitana que mais atualizou sua frota nos últimos 5 anos, a Expresso Metropolitano é a empresa que mais cedeu ônibus para o sistema urbano de Salvador. Todos os ônibus adquiridos pela empresa nos anos de 2012, 2013 e 2014 foram reformados e transferidos para a SPE soteropolitana Plataforma Transportes. Em substituição, foram agregados a empresa cerca de 30 carros usados nas empresas Praia Grande e Axé.

Viação Sol de Abrantes – VSA

A Viação Sol de Abrantes – VSA renova a sua frota com uma certa regularidade anual, que não ultrapassa a faixa de 10 carros. Pouco mais da metade dos seus carros são equipados com elevador para portadores de necessidades especiais. As atenções da empresa se voltam para os roteiros de Camaçari.

Lis Transportes Turismo

lis

Especializada em fretamento de pessoal e translados turísticos, a Lis Transportes Turismo deu um passo para a operação de linhas metropolitanas em 2015 com a aquisição de linhas que eram operadas pela ATT e Linha Verde. Todos os seus veículos são equipados com elevador para portadores de necessidades especiais.

LC Turismo

lc1

Com forte identificação com o transporte de pessoal para as indústrias da cidade de Camaçari, a LC Turismo começou a investir em transporte intermunicipal em 2014 quando adquiriu a linha Simões Filho / Camaçari. Os investimentos foram intensificados meses depois com a compra da linha São Sebastião do Passé / Terminal da França. Para iniciar os seus trabalhos no novo segmento, foram adquiridos apenas ônibus novos.

Transportes Metropolitanos Brisa

Pertencente ao grupo mineiro Univale, a Transportes Metropolitanos Brisa é a empresa que mais investiu em novidades no segmento nos últimos anos. Sua frota foi renovada em 2014 e em 2016 e um serviço com ônibus climatizados foi implantado em 2014. Nesse meio tempo também foram absorvidos alguns ônibus usados, oriundos de sua matriz em Minas Gerais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s