Extinção de linhas, diminuição da frota em linhas diretas a Estação da Lapa e o reforço dos roteiros destinados a Estação Pirajá. Em um ano a dinâmica dos deslocamentos para quem reside nos bairros localizados em Cajazeiras tem sofrido constantes modificações. Quem chegava ao centro da cidade em um único ônibus, agora se vê levado a utilizar as integrações ofertadas pelo metrô e Salvador Card.

lapa

Uma das mais perceptíveis mudanças foi a diminuição da oferta de ônibus diretos a Estação da Lapa. Em 2016 eram 71 veículos, enquanto neste ano a oferta total é de 43 coletivos. Com isto a espera por um ônibus direto cresceu. A espera por uma dessas linhas pode ultrapassar 2 horas.

piraja

Se para a Estação da Lapa a frota foi diminuída, para a Estação Pirajá houve o reforço de aproximadamente 19 veículos. A principal ideia é deixar a integração ônibus / metrô mais atrativa, diminuindo a oferta de coletivos diretos ao centro.

img_5838

Com a ampliação da oferta de veículos para o Terminal de Pirajá, algumas linhas tiveram os intervalos entre coletivos encurtados. Cada linha recebeu de 1 a 3 veículos extras, enquanto algumas linhas diretas a Estação da Lapa tiveram a frota diminuída para até 1 veículo.

img_8031

Em meio a estas mudanças uma linha foi extinta, linhas com roteiros não concorrentes ou complementares ao metrô tiveram a frota diminuída enquanto outras foram reforçadas como o caso das linhas Pituba com partida do bairro de Boca da Mata e da Fazenda Grande 4.

img_8033

Levantamento feito pela equipe do Portal Transporte Em Debate, aponta que a frota total de ônibus em Cajazeiras sofreu o decréscimo de aproximadamente 20 ônibus. Em 2016 operavam 218 ônibus, enquanto em 2017 são 198 coletivos. Todos os dados levam em consideração a operação das linhas da região fora do período das férias escolares.

Confira aqui todos os dados do levantamento: relatorio

Anúncios

27 comentários em “Mudanças tiram 20 ônibus de Cajazeiras

    1. Um abuso isso porque para ir de Cajazeiras 11 até a estação Pirajá cerca de 1 hora sendo vou chegar atrasada no meu trabalho,ou tenho que acordar mas cedo né o prefeito tem se colocar no lugar das pessoas Cajazeiras 11e muito longe sem Lapa fica inviável fora a integração vai ficar muito complicado

  1. Temos que acordar ainda mais cedo para pegar um Estação Pirajá que devido ao número grande de pessoas que dependem dele,demora mais de chegar ao destino.E o retorno para casa é um inferno pois apesar do metrô ser rápido,o mesmo não acontece nos pontos de ônibos com filas quilômetricas

  2. Agora eu acho isso muito errado porque vai tirar a maioria dos ônibus daqui de Cajazeiras Principalmente Águas Claras Na minha opinião eu acho isso uma maluquice já tiraram lapa Barra quando populações sai fazendo manifestações na rua que quebra tudo acham ruim eu apoio isso tudo mesmo porque ninguém merece quer dizer a pessoa tem que levantar cedo para ir para trabalhar tem que ir para Estação Pirajá é brincadeira só Jesus na causa desse povo é bom que povo faça protesto e quebra tudo toque fogo na maioria dos ônibus todos aí rapidinho Nego da jeito

  3. Um absurdo! Os ônibus passam lotados e quando chega na Estação Pirajá é um verdadeiro caos. Trabalho nos Dois Leões e ficou muito mais custoso, preciso pegar 2 ônibus e o metrô. Antes pegava Caj. V Aquidabã…. agora preciso ir para o caos que se tornou EP e chego atrasada no trabalho. Acorda população, vamos protestar. O governo faz o que quer, pois não depende de transporte público. Vamos parar tudo, protestar, fazer nossa voz ser ouvida. Cansada de político que finge trabalhar para o povo #nenhumdeles
    Onde estão os vereadores do bairro? 😠

  4. Já passei quase 2 horas esperando Estação piraja no bairro de camareira 8, pois os ônibus da estacão piraja X boca da mata,faz grande 2,3 ao saírem da boca da mata ,cajazebra 11 e fazenda grande 2,3 , os motoristas não passam mais na rótula de cajazeira 8 para pegar os pessageiros que ficam horas esperando.

  5. Cajazeiras sempre foi um bairro esquecido pela prefeitura de salvador ,réveillon msm aquu só tem a queima de fogos só mente isso,enquanto itapuã tem shows d bandas famosas entre outros bairros,o jeito mais certo pra eles escutarem a nossa voz é fechar as entradas e saídas de cajazeiras em uma manifestação pacífica ,ou ir pra frente da prefeitura e só sair de lá quando as linhas fossem devolvidas pra nós .

  6. Isso é uma falta de respeito com os moradores de cajazeiras e águas claras. Pois trabalho na barros Reis, e antes pegava o lapa direto para ir ao trabalho, hoje tenho que acordar mais cedo e fico mais de 1hora no ponto esperando o lapa para não precisar ir para a estação pirajá. Bando de safado na política, qdo quer voto vem logo para cajazeiras pq sabe que a população aqui é grande, mas agora está prejudicando todos nós, forç ando ir para o inferno da estação piraja, pq ali tá um inferno. Absurdo. Agora me respondam, quem trabalha na barros Reis, assim como eu, quer ir para estação piraja para que?? Se atrasar mais p chegar ao trabalho?? Bando de vagabundos aff

  7. Não moro nessa região de cajazeiras, raramente vou ali, mas conheço muito bem e já é complicado o sistema de transporte ali quanto mais agora, isso não é somente uma luta de quem mora ali não como afirmou a colega em outro comentário, ao invés de pegar um ônibus direto e vai ser obrigado a pegar 2 ou mais transporte? Pagando mais caro por uma frota de ônibus velha, e pra quem não usufrui de Salvadorcard e metropasse que paga no dinheiro, esses não vão ter integração pra ir à um lugar vão ter que pagar dois transporte, absurdo, e o direito de ir e vir, cadê esse pessoal eleito por cajazeiras, temos que protestar parar essa região e mostrar quemais manda na cidade. Que é o povo, estamos aí nessa luta

  8. Um absurdo!!!
    Eu pego o Lapa todos os dias pra voltar pra casa, ele já demora imagina agora?
    Esses pessoal só faz acabar com tudo em vez de melhorar a nossa vida.

  9. Acorda cajazeiras…
    Somos o maior colégio eleitoral de Salvador.
    Não podemos deixar que esses hipócritas façam o que convém.
    Precisamos ser ouvidos.
    #acordacajazeiras

  10. Meu deus qui absudo isso ,não me digar qui somois fossado a ir para estacao e pega metro pela mor dê deus ,nóis só tem esse coletivo que vem dó cemtro da cidades agora vcs quer tira ó qui é nosso nem pessar ,povo dê aguas clara famois lutar comtra isso não todos unido nessa fosa dó bem ,isso fica dê lisao prá ó preveito acm neto cader Vc preveito acm

  11. Mim respondam quem precisa pegar o ônibus 🚌 da lapa,linha da fazenda grande 1,2,quem trabalha nas regiões barros reis, sete porta, dique tem que fazer o que, barros reis e a sete porta temos que em cara aquele inferno das fila barra 1 na estação Pirajá quem fez isso não deve pega ônibus quem vai pra o dique aos domingos passeia com a família faz o que isso é um absurdo, já basta ter tirado o barra daqui fez dividir a linha tipo uma linha vai para lapa a outra linha ia para barra ficaria mil vezes melhor a estação Pirajá diminuía de passageiros.

  12. Sem dúvida alguma uma pouca vergonha pois estão fazendo de tudo para que venhamos usar o metrô que este pra mim ao menos por enquanto não serve pra nada fico indignada com isso…..tenho que sair mais cedo de casa pra ir trabalhar e chegar mais tarde…fora que com ctz isso trouxe e trará muito desemprego….com td ctz se fosse mãe, filho ,esposa ,irmã… que precisasse e usasse transporte público esse ACM NETO não faria desta forma.

  13. Vdd pessoal, nessa Águas Claras saiu perdendo feio, os ônibus já não paravam no ponto quando vinha dos outros bairros de Cajazeiras, imagine agora, eu sou ouvinte das estações de rádio e sempre ouvi nas entrevistas com ACM Neto, e secretário de transportes é que o metrô seria mais uma alternativa de transporte mais, pelo o que estou vendo quem tem prioridades são os empresários, e não a população em si que paga os impostos e olhe que não é pouco, infelizmente esse é o Brasil excrudentes onde os trabalhadores não tem voz e são massacrados por quem deveria ser protegidos e representados, pois o dinheiro que eles administram é nosso, acorda POVO eles é que são nossos empregados e não ao contrário,
    Enquanto não mudar-mos nosso pensamento sempre vamos ser sempre “MASSACRADOS”.
    …MAS SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE Á LUTA…
    O meu conforto é saber que a morte não faz assepção de pessoas e que todos vamos morrer e não levamos nada aff.

  14. Galera vamos protestar contra esse golpe que estão nus dando , povo de cajazeiras , precisamos acordar e mudar nossa realidade se isto continuar acontecendo seremos forçados a viver em um lugar sem transporte publico precisamos brigar por nossos direitos todos por #CAJACITY #ACORDACAJAZEIRAS.

  15. Eu acho isso uma falta de respeito com povo de cajazeiras..
    Ja demora horas para pega um ônibus deste veio.. poxa ate quando vão trata cajazeiras assim? Nós samos praticamente uma cidade.
    Precisamos de ônibus e não tira mas..
    Sabe que isso? Os indiotas que não sabem volta dereito.. ACM te odeio
    Isso não pode fica assim , a voz do povo e a voz de Deus .. eu não quero ir para estação para fica 1 hora de relógio esperando..

  16. Que palhaçada em PREFEITO !!!
    Ninguém te ensinou que suas iniciativas como prefeito afetam a população com toda força não? O SENHOR por um acaso sabe o que é chegar no ponto de ônibus as 5h da manhã e ficar horas esperando aquele ônibus que já tem o costume de pegar e depois de horas caí a ficha que aquela pessoa que você escolheu para te representar não pensou em você e sem usar a tão falada democracia tirou o seu ônibus que te leva até o trabalho sem ao menos ter a consideração que você teve por ele na hora da urna e te comunicar que a mudança seria feita ?

    Pois é seu prefeito essa sua falta de consideração com a população que depende da Linha que faz Estação da Lapa/ Cajazeiras passou do ponto.

  17. O povo de cajazeiras está tendo o que pediu, votar nesse cara que está aí já estava escrito a miséria que ele ia fazer com o povo de cajazeiras. Primeiro nos fomos impedidos por ele de chegar até a barra e curtir aquela maravilhosa praia, pois sem carro cansa e no dia seguinte vamos sofrer o Diabo pra chegar até o trabalho com todo transtorno causado pelo digníssimo prefeito, mas as próximas eleições estão por vim e o povo de cajazeiras já terá esquecido tudo que está passando hj. #ficadeolhocomunidade

  18. Espero que eles coloquem ônibus saindo da Estação Pirajá que venha pela BR entrando no Lotamento Nouqueira e Matacenia pois moro no final da rua e tenho que vim andando da rua principal até minha casa gastando 30 minutos andando. Isso é um absurdo uma falta de respeito com os moradores. Sem contar essa integração sou estudante e tenho meu cartão estudantil limitado com essa integração não desconta o dinheiro mais limita meu transporte tenho que passar três vezes indo e voltando faço aula pela manha e a noite muitas vezes tenho que pagar inteira.Pois seis passagem indo e voltando só pela manha e a noite é o mesmo trajeto antes não me preocupava tinha ônibus direto e parava ao lado da faculdade que era lapa-barra então agora tenho que pegar três conduções indo e voltando.

  19. Gostaria de convidar a pessoa ou equipe responsável pela publicação para esclarecimentos de algumas questões sobre o assunto. Entre em contato pelo meu email. Eu faço parte do planejamento de transporte público dá secretaria de mobilidade. Aguardo contato.

    1. Olá Anadir, agradecemos o seu contato. Infelizmente não estou identificando o endereço do seu email aqui. A senhora poderá enviar um email para urbaianos@gmail.com

      Fazemos questão de divulgarmos o lado da prefeitura e esclarecer as pessoas sobre as mudanças que estão sendo operadas.

  20. Dale neles Netinho!!! O que vocês esperavam da família ACM ? será que ele aumentou o patrimônio dele em mais de 600% governando pelo povo? o povo vai dar votos a ele de qualquer jeito e isso ele já, sabe. bem vindo a uma das capitais mais atrasadas do país!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s