A história do grupo sergipano Bonfim no Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador foi iniciada no ano de 1994, quando a Prefeitura da capital baiana licitou as linhas da então recém inaugurada Estação Pirajá. A concorrência foi montada no período em que as empresas que se encontravam no sistema não acreditavam no modelo de transbordo aplicado na Estação Pirajá. A Viação São Pedro se destacou em meio as concorrentes e conquistou o contrato de operação das linhas do terminal.

IMG_0449

A partir daí começou a ser implantada em Salvador uma das mais lembradas empresas operadoras do sistema soteropolitano. A Viação São Pedro chegou a cidade implantando novos padrões operacionais, sendo pioneira em muitas ações hoje comuns a todas as empresas, como a questão do fardamento dos seus funcionários. Os primeiros veículos trazidos para a operação soteropolitano eram novos ou remanejados de sua matriz sergipana.

IMG_2091

A viação cresceu bastante até que em 1997 passou por uma cisão parcial, que criou a Viação Senhor do Bonfim, mais conhecida como Barramar. O nome foi escolhido para homenagear uma das maiores paixões do soteropolitano, que é a praia da Barra e suas águas famosas por todo o mundo.

Enquanto a Barramar funcionava em uma garagem no bairro do Retiro, a empresa mãe, São Pedro, mantinha uma grande estrutura no bairro de Pirajá. A operação conjunta das duas empresas durou até o ano de 2004, quando a Viação São Pedro foi absorvida completamente pela Barramar.

Assim a Barramar tornou-se uma das maiores operadoras com forte atuação na Estação Pirajá e linhas em quase todas as áreas de Salvador.

PIONEIRISMO

Este slideshow necessita de JavaScript.

A palavra pioneirismo sempre esteve atrelado aos trabalhos desenvolvidos pela Viação Barramar. A empresa foi a primeira da cidade a monitorar toda a sua frota através de GPS, a disponibilizar informações sobre a chegada dos veículos através da plataforma web BUS-U e implantar wifi em seus veículos. A empresa foi a primeira a adquirir ônibus com chassi trucado, com maior capacidade de passageiros, a implantar novos produtos do mercado de transporte, como ônibus com carrocerias Mascarello e Neobus e os chassi Iveco e Volvo.

 

AR CONDICIONADO

A Viação São Pedro ao assumir a linha 1006 Itapuã / São Joaquim resolveu elevar o padrão de operação da linha. Para isso a empresa adquiriu 4 ônibus com motorização traseira equipados com ar-condicionado, oriundos da Viação Planeta. Os ônibus com carroceria Marcopolo Viale e chassi Mercedes-Benz OH1628 operaram nesta linha até que o dispositivo foi desativado. Esses veículos com a marca da Barramar operaram em linhas como 1313 Estação Pirajá / Lapa e 1501 Conjunto Pirajá 1 / Campo Grande – Barra.

IMPORTÂNCIA

Apenas na Estação Pirajá operavam mais de 120 ônibus da empresa, chegando a bater barreira de transportar mais de 1 milhão de passageiros por mês. Em todos os cantos da cidade já foi possível andar nos ônibus da viação, do subúrbio ferroviário a orla a Barramar se fez presente.

Tirando as linhas que partem da Estação Pirajá, as principais linhas da Barramar eram: 1514 Conjunto Pirajá 1 / Engenho Velho da Federação (Hoje com o código 1511 e é operada pela Plataforma Transportes), 1201 Tancredo Neves / Barra (Hoje com o código 1211 e é operada pela OT Trans) e 1431 Boca da Mata / Lapa – Barra (Hoje com o código 1413 e é operada pela OT Trans). Nesses roteiros os investimentos em renovação de frota eram constantes.

FROTA:

EVOLUÇÃO DE SUA MARCA

Logo antigoO logotipo com os salientes riscos embaixo do nome Barramar e na lateral dos carros era uma referência as águas.

 

logo newEm 2011 a empresa resolveu mudar radicalmente a maneira de se identificar com o seu passageiro, para isto investiu numa nova identidade visual e em um novo logotipo. As referencias do logotipo antigo continuaram e ganharam o farol da Barra para formar o conjunto. O novo logotipo ainda convive com o primeiro criado na sua inauguração.

ENCERRAMENTO

Muito foi especulado pela imprensa soteropolitana sobre o encerramento das operações da Barramar em 2014, até que o fechamento da empresa realmente aconteceu no dia 1 de junho de 2014. Neste período o Brasil vivia a expectativa pelo início da Copa do mundo em nosso país, uma licitação das linhas promovida pelo prefeito ACM Neto estava prestes a ter os ganhadores divulgados e uma crise havia se instalado nas empresas do grupo Bonfim no estado de Sergipe. A Barramar permanece viva na memória dos passageiros que utilizavam os seus serviços e especialmente dos operadores e funcionários.

Anúncios

17 comentários em “4 ANOS SEM BARRAMAR: A história da empresa que marcou o transporte coletivo de Salvador

  1. Na boa, eu me emocionei com essa dedicação a BARRAMAR, que virou rotina em minha vida tdos os dias vindo do curso na 1344, certamente toda a cidade sentirá a falta da empresa, que por muitos anos supriu as nossas necessidades no transporte público

  2. Fiquei muito triste com o fim da barramar acabou a estação Pirajá só me lembro dos primeiros urbanos da busscar motor Ford em 95 rodando 0810 cajazeiras A essa linha nem existe mais que saudade.

  3. Só lembrando que a Empresa São Pedro ( Barramar) entrou em operação ( via licitação pública a única realizada pela prefeitura nos últimos 50 anos) em substituição a extinta Ogunjá (que ja estava em processo de pré falência) que operava anteriormente a maioria e as principais linhas do Terminal Estação Pirajá.Após a cisão da S.Pedro gerando a Barramar as duas empresas ainda operaram juntas por alguns anos quando a marca S.Pedro foi desativada definitivamente.Ao que se comenta os herdeiros do grupo Bonfim não demonstram mais interesse em continuar nesse ramo.

  4. BOA NOITE, MEU NOME É JOÃO PAULO, TENHO 22 ANOS E NAQUELE DIA EU JÁ ESTAVA SABENDO DA FALÊNCIA DA VIAÇÃO SENHOR DO BONFIM NA INTERNET. É VERDADE QUE DEPOIS DA COPA AS EMPRESAS CAPITAL E TROPICAL VÃO FALIR OU PARAR DE RODAR NAS DIVERSAS LINHAS, É ISSO? A CAPITAL E A TROPICAL VÃO ESTAR NOS SEUS ÚLTIMOS DIAS NA OPERAÇÃO DEPOIS DA COPA, É VERDADE ISSO? JÁ ESTÁ NA HORA DAS EMPRESAS CAPITAL E TROPICAL SEREM EXTINTAS. TOMARA QUE AS 15 EMPRESAS QUE JÁ ESTÃO RODANDO NO LUGAR DA VIAÇÃO SENHOR DO BONFIM TAMBÉM RODEM NO LUGAR DAS EMPRESAS CAPITAL E TROPICAL, DEPOIS DA COPA. O PREFEITO ACM NETO, DEPOIS DA COPA VAI DIZER: AS EMPRESAS CAPITAL E TROPICAL VÃO PARAR DE RODAR E VÃO FALIR. ABRAÇOS. JOÃO PAULO SANTOS BATISTA.

  5. FUI MOTORISTA DA BARRAMAR ATÉ HOJE MINHA FICHA NÃO CAIU VESTIA A CAMISA DA BARRAMAR COM AMOR POIS SEMPRE AMEI O QUE FAÇO E COM A BARRAMAR ENTÃO FICAVA FÁCIL A BARRAMAR FOI ENBORA FOI A MESMA COISA DE PERDER UM ANTE QUERIDO DA FAMÍLIA ELA NÃO ACABOU ESTAR E FICARA EM NOSSOS CORAÇÕES POR MUITO MUITO TEMPO QUANDO VI ESSA MATÉRIA ME EMOCIONEI :+(

  6. Jõao Paulo, não entendi sua revolta pela Capital. Pelo q sei, ela tem mais de 30 anos de vida. “Itapoan, ITT, Ilha Tropical, Tropical” e tem muita história(+ que eu não sei), ela comprou lindos caio motor Volvo inédito dela. Agora sobre falência desta, será outra perda lastimável se for verdade.

    Voltando a Barramar, lembro q no início ela tinha um sonfona e o número era 9592(São Pedro) se não me engano e rodava na linha 1313. Busscar e Caio Vitória ambas motor Ford eram muito bonitos na linha 1514. Fiquei muito triste com esse encerramento de operação e fiquei sabendo por uma amiga, saí de casa e fui verificar na rua, infelizmente foi verdade, quando vi a Boa Viagem na linha Est.Pirajá/Bonfim, fiquei triste. Não entendi o porq trocaram todos os códigos pois isso nunca aconteceu com extinções de outras! Uma grande perda que vai deixar saudades como a extinta Ogunja motor Scania.

    Barramar, obrigado por esses 20 anos.

  7. 30 ANOS DE VIDA, POR QUÊ, ANTONIO BA. A CAPITAL SÓ TEM SUCATA E SÓ COLOCA ÔNIBUS VELHOS DE MAIS DE 10 ANOS DE USO SÓ PARA COLOCÁ-LOS EM DIVERSOS BAIRROS E AQUI NO VALE DAS PEDRINHAS, NÃO COLOCA OS NOVOS. SE A CAPITAL E A TROPICAL SEREM EXTINTAS, EU FICO FELIZ. EU SÓ ESPERO QUE A CAPITAL E A TROPICAL SEJAM APREENDIDAS E QUE VÃO LEVAR UMA BAITA MULTA E QUE SEJAM REPROVADAS PELO PROCON.

  8. É VERDADE QUE AS 15 EMPRESAS DE SALVADOR VÃO DESPACHAR OS CARROS QUE JÁ FORAM REATIVADOS PARA ASSUMIREM AS LINHAS EMPRESA VIAÇÃO SENHOR DO BONFIM VÃO DESATIVAR OS CARROS QUE FORAM REATIVADOS, É ISSO? QUE DIA VAI CHEGAR UMA NOVA EMPRESA QUE FICARÁ NO LUGAR DA VIAÇÃO SENHOR DO BONFIM? DEPOIS DA COPA, É ISSO? ABRAÇOS. JOÃO PAULO SANTOS BATISTA.

  9. E lamentavel uma empresa do porte da barramar ser desativada quem perde são os passageiros e principalmente seus funcionarios.

  10. Natanael machado 0707 2014 fico muito triste pois com todos os defeito ela era um,a referencia a nossa cidade empresa boa de trabalhar não tenho palavras

  11. verdade companheiro a barramar deixou mta saudade e nunca vou esquecer dessa empresa maravilhosa q mim abriu as portas e vestir a camisa com muito amor e dedicaçao
    foram oito anos de mtas alegrias

  12. parabens velho lauro missao cumprida deus te ilumine meu velho guerreiro tu merece melhores herdeiros vc e o grande mentor e criador do grupo bomfim o senhor merece respeito eu te admiro por uma historia muito bonita deus te ilumine guerreiro

  13. Oi sou George Sales,fui um membro dessa familia chamada Barramar eu e muitos que nessa empresa teve a oportunidade de hoje ser um motorista profissional devido a sua escolinha de formacao de motorista que acredito eu que nao existira outra escolinha nesse padrao Barramar. Eu agradeço a oportunidade de nela ter passado quase cinco anos e eu desejo ao criador desse grupo muita sorte. Que Deus os abençoe salvador ate hoje lamenta a falta deste grupo.

  14. Além de todo o relato quero acrescentar que a Barramar foi a única empresa que oferecia ônibus com Wi-Fi grátis e rastreamento em tempo real possibilitando os passageiros saber exatamente a hora que o ônibus ia passar no seu ponto, e tudo isso disponível no seu celular, foi uma empresa que realmente respirava seu clientes e funcionários, deixou uma lacuna que já mais será fechada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s